Este é um espaço ideal para partilharmos aprendizagens e curiosidades a respeito do nosso estudo sobre a História do Brasil e do Mundo a partir das nossas conversas de sala de aula. Sejam tod@s muito bem vind@s a esse espaço de "descobertas" dos acontecimentos históricos passados, presentes para projetarmos o futuro.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
33 comentários:
Esse espaço é seu. Seu comentário é sempre muito bem vindo.
Comente, opine, se expresse. Participe!
Alertamos que os comentários deverão ser postados na língua portuguesa culta, expressando a reflexão e compreensão dos temas abordados nas postagens. E, antes de postar, verifique se o seu comentário é pertinente ao tema proposto para a discussão, OK?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A RÚSSIA SAIU DA GUERRA PORQUE COM A INSTAURAÇÃO DA REPÚBLICA SOCIALISTA SOVIÉTICA, CUJO PROGRAMA INCLUÍA A PROPOSTA DE PAZ COM A ALEMANHA LEVOU ESTE PAIS A ENTRAR EM CONVERSAÇÕES COM O GOVERNO ALEMÃO.
ResponderExcluirEM DEZEMBRO DE 1917 A ASSINATURA DO TRATADO DE BREST-LITOVSKY, O RECÉM FORMADO GOVERNO RUSSO SAIU DA GUERRA.
AS CONSEQÜÊNCIAS ACONTECERAM POR CAUSA QUE A RÚSSIA HAVIA INVESTIDO MUITO NA GUERRA ASSIM A SUA ECONOMIA FICOU PRECÁRIA.
NOME:Renata Gonçalves Agostinho
TURMA:K
A deposição do poder monárquico russo foi uma demonstração de poder capaz de assinalar a fragilidade do sistema capitalista, principalmente no que tange às conseqüências trazidas por uma guerra mundial feita para se definir de forma brutal o papel econômico das principais potências.
ResponderExcluirNOME:ANA LUIZA MACHADO PIRES
TURMA:L
As Causas Gerais da Revolução Russa, foram quatro:
ResponderExcluir1) o desenvolvimento econômico do país era extremamente lento; seu comércio e sua indústria encontravam-se nas mãos de estrangeiros e o grosso da produção era consumido pelo próprio Estado.
2) Isso levou a que a burguesia e a classe média pouco puderam se desenvolver. A burguesia russa jamais atingiu a autonomia da ocidental, pois sua dependência do Estado era muito grande. O poder concentrado nas mãos do Czar pouco espaço deixava para o florescimento do liberalismo, que atingiu apenas uma pequena fração da população - aqueles que eram muito ricos.
3) A presença estrangeira no financiamento da industrialização russa, tornou a burguesia um apêndice do sistema internacional fazendo-a procurar proteção junto ao Czar (tarifas protecionistas, etc.).
4) A extraordinária concentração de operários nos grandes centros urbanos do país (perto de três milhões) e a super-exploração a que estavam submetidos (o capitalista russo só sabia competir reduzindo os gasto e não implementando tecnologia levando-os a forçar para baixo o padrão de vida dos operários). Devido a exigüidade do espaço político, impedidos de participarem, nos partidos e no parlamento, o operariado russo seguiu a estrada da revolução e não do Reformismo.
Estes são um conjunto de fatores mais amplos, de estrutura que terminaram por favorecer um tipo específico de Revolução.
O colapso geral, deu-se com a entrada da Rússia na Grande Guerra.
A incapacidade do czarismo em vencer e as insuportáveis condições internas, terminaram por fazer com que a eclosão do movimento revolucionário fosse incontrolável.
NOME : GIOVANNA ALVES DAMAS
TURMA : L
A Rússia retirou-se da guerra, porque favoreceu a Alemanha na frente oriental e pelo tratado de Brest-Litovsky estabeleceu a paz com a Alemanha, procurou concentrar suas melhores tropas no ocidente na esperança de compensar a entrada dos EUA, a Alemanha já não tinha condições para continuar a guerra, surgeriam então as primeiras propostas de paz do presidente dos EUA propondo, por exemplo a redução dos armamentos a liberdade de comércio mundial etc...
ResponderExcluirNOME: Rayssa Gabrielle
TURMA: L
Saíram em 1917 devido a Revolução Bolchevique Os comunistas exigiam a saída da Rússia da guerra, pois a população russa passava fome, não tinham o quê comer, além disso, o exército russo sofria pesadas perdas humanas na guerra contra os alemães.
ResponderExcluirnome:ALINE AMANCIO Turma:M
A Rússia saiu porque aconteceu a revolução russa e a monarquia russa estava interessada em terras do Império Otomano, por isso estava na guerra, mas a crise financeira dentro do país estava desoladora. Quando ocorreu a Revolução Socialista em 1917, e o Czar foi derrubado a primeira coisa que os socialista fizeram foi sair da 1ª Guerra e solucionar os problemas internos da Rússia que em pleno século XX ainda existida relações de servidão perante os camponeses.
ResponderExcluirNOME:IZABELLA ANGELINA
TURMA:K
por ter investido 90% de sua economia em armamentos, o pais nao conseguiu produzir o bastante para sua populaçao, como alimentos , desenvolvimento...
ResponderExcluirdai um grande descontentamento...e ainda mais que a russia perdeu a guerra russo-japonesa em 1915...hai o povo fico muto iritados e tivemos a revolução russa.
nome:Jonathan Henrique
tuma:K
por ter investido 90% de sua economia em armamentos, o pais nao conseguiu produzir o bastante para sua populaçao, como alimentos , desenvolvimento...
ResponderExcluirdai um grande descontentamento...e ainda mais que a russia perdeu a guerra russo-japonesa em 1915...hai o povo fico muito inritados e tivemos a revolução russa
Em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução. No mesmo ano, os EUA, que até então só participavam da guerra como fornecedores, ao ver os seus investimentos em perigo, entram militarmente no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente.
ResponderExcluirNOME:Jennifer Gabrielle
TURMA:K
Saíram em 1917 devido a Revolução Bolchevique Os comunistas exigiam a saída da Rússia da guerra, pois a população russa passava fome, não tinham o quê comer, além disso, o exército russo sofria pesadas perdas humanas na guerra contra os alemães.
ResponderExcluirnome:fernandan turma:m
Rússia saiu da guerra, pois a população russa passava fome, não tinham o quê comer, além disso, o exército russo sofria pesadas perdas humanas na guerra contra os alemães.
ResponderExcluirNome:Lorrayne Grazziele
Turma:M
A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo (até 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a coligação formada pelas Potências Centrais (liderada pelo Império Alemão, Império Áustro-Húngaro e Império Turco-Otomano), e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa Geo-político da Europa e do Médio Oriente.
ResponderExcluirNome:Viviana Camila Turma:M
Em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução As batalhas davam-se em invasões dinâmicas, em confrontos no mar, e pela Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa.Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos.No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha.
ResponderExcluirNome:Viviana Camila Turma:M
O símbolo da foice e martelo se tornou o símbolo comunista universal, presente Desde 1917, com a Revolução Russa, a foice e martelo (em russo, се tornou-se um dos símbolos da República Socialista Soviética ...ou mais adequadamente: uma escola de pensamento não possui símbolos. Desde a Revolução Russa, o martelo e a foice representam vários partidos.
ResponderExcluirNOME:Viviana Camila Turma:M
abandonou a guerra em razão do início da Revolução e foi derrubado a primeira coisa que os socialista fizeram foi sair da 1ª Guerra e solucionar os problemas internos da Rússia que em pleno século XX ainda existida relações de servidão perante os camponeses.
ResponderExcluirNOME:TÂMARA CAROLINA
TURMA:L
A RÚSSIA SAIU DA GUERRA PORQUE COM A INSTAURAÇÃO DA REPÚBLICA SOCIALISTA SOVIÉTICA, CUJO PROGRAMA INCLUÍA A PROPOSTA DE PAZ COM A ALEMANHA LEVOU ESTE PAIS A ENTRAR EM CONVERSAÇÕES COM O GOVERNO ALEMÃO.
ResponderExcluirNOME;BRUNA VINHO DOS REIS TURMA L
Devido a uma guerra civil na Rússia em 1917 que levou a tirar suas forças da 1ª Guerra Mundial para a própria guerra civil...
ResponderExcluirnome:Brenda vinho Turma:M
Na segunda metade dos anos 1800, Marx desenvolveu a sua Teoria do Socialismo, segundo a qual as riquezas de uma nação devem ser divididas igualmente entre seus cidadãos.Os pobres russos, que eram governados com mão de ferro pelo Czar Alexandre, em um sistema ainda feudal, só entenderam de Marx o que lhes interessava e viviam se revoltando aqui e ali contra o Estado. Mas ninguém queria dar uma de herói e enfrentar o exercito czarista.
ResponderExcluirCom o envolvimento russo na Guerra Mundial, a Rússia sofreu varias derrotas e o exercito estava bastante enfraquecido. Era a hora da oportunidade. Lênin, inflamou o povo russo contra o Czar e o sistema político e partiu para o Socialismo. A sociedade russa se dividiu em duas alas, os brancos ou mencheviques e os vermelhos, ou bolcheviques. Mas como era muito dificil, além de uma revolução interna, encarar uma guerra externa, fez um acordo com os alemães e saiu da I Guerra Mundial.
NOME: Brenda Sales
TURMA:K
A Revolução Russa de 1917 foi uma série de revoltas políticas na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, teve uma série de guerras e conflitos antes mesmo de começar a Revolução. O Governo Provisório propôs uma aliança entre os partidos Menchevique e Bolchevique e (Tataks), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, o primeiro país socialista do mundo, que durou até 1991.
ResponderExcluirNOME:JONATHANH
TURMA:K
A Revolução Bolchevique:
ResponderExcluirTendo em vista os graves problemas econômicos, políticos e sociais que se aprofundavam na sociedade russa e mais a sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial, a população foi se revoltando contra a tirania e os descasos do Imperador Nicolau-II e da elite aristocrática. Apesar de ignorar os problemas que atingiam a população russa, Nicolau-II deu importância a projetos modernizadores da sociedade estabelecendo contatos com países capitalistas ocidentais o que fazia parte do grande projeto externo do Estado russo: a expansão. Portanto, Nicolau-II procurou facilitar a entrada de capitais estrangeiros para promover a industrialização do país, principalmente somas de capitais da França, da Alemanha - as relações econômicas e financeiras com esta se estabeleceram antes da rivalidade posterior - da Inglaterra e da Bélgica, esse processo de industrialização ocorreu posteriormente à da maioria dos países da Europa Ocidental. O desenvolvimento capitalista russo foi ativado por medidas como o início da exportação do petróleo, a implantação de estradas de ferro e da indústria siderúrgica. Os investimentos industriais foram concentrados em centros urbanos populosos, como Moscovo, São Petersburgo, Odessa e Kiev. Nessas cidades, formou-se um operariado de aproximadamente 3 milhões de pessoas, que recebiam salários miseráveis e eram submetidas a jornadas de 12 a 16 horas diárias de trabalho, não recebiam alimentação e trabalhavam em locais imundos, sujeitos a doenças. Nessa dramática situação de exploração do operariado, as ideias socialistas (Socialismo Científico ou Marxismo) encontraram um campo fértil para o seu florescimento.
O Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR): com o desenvolvimento da industrialização e o maior relacionamento com a Europa Ocidental, a Rússia recebeu do exterior novas correntes políticas que se chocavam com o antiquado absolutismo do governo russo. Entre elas destacou-se a corrente inspirada no marxismo, que deu origem ao Partido Operário Social-Democrata Russo. O POSDR foi violentamente combatido pela Ochrana – Polícia de Estado do governo. Embora tenha sido desarticulado dentro da Rússia em 1898, voltou a organizar-se no exterior, tendo como líderes principais Gueorgui Plekhanov, Vladimir Ilyich Ulyanov - conhecido como Lênin - e Lev Bronstein - conhecido como Trotski.
Nome:Thalles Vinicius Turma:M
A Rússia retirou-se da guerra em razão dos enormes problemas políticos internos.Faltavam alimentos em várias localidades e o número de pessoas que morriam no front de batalha aumentou,justamente com o número de feridos e mutilados.As crescentes mortes entre a população cívil foram outro fator que acentuou as crises.
ResponderExcluirNome:Bárbara Saldanha Turma:M
Vendo os graves problemas económicos, políticos e sociais que se aprofundavam na sociedade russa e mais a sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial, a população foi se revoltando contra a tirania e os descasos do Imperador Nicolau-II e da elite aristocrática. GABRIEL MOREIRA DE SOUZA turma:K
ResponderExcluirO motivo que levou a Rússia a se retirar da guerra foi grandes problemas políticos,faltava alimentos em muitos locais e estava aumentando cada dia mais o número de morte aumentava por cauda dos alemães.
ResponderExcluirNOME:Jennifer Gabrielle
TURMA:k
A Rússia abandonou a guerra porque os motivos eram o governo corrupto,crise economica e administrativa,fome e outros fatores.
ResponderExcluirNÁDIA LUIZA TURMA:L
a russia saiu da guerra porque varias pessoas estavam morrendo,e tambem pela crise economica e varios problemas politicos. nayara cristina turma:L
ResponderExcluirAs sucessivas derrotas em varias guerras e batalhas durante a Primeira Guerra Mundial e o descontentamento da população fizeram com que a economia interna começa a entrar em crise.A instabilidade e a pobreza tiveram como consequência a Revolução Bolchevique.Esta revolução ocorreu em duas pates significativas,1905 e 1917.
ResponderExcluirTIAGO VIDAL turma:k
Eles saíram em 1917 devido a Revolução Bolchevique. Os comunistas exigiam a saída da Rússia da guerra, porque a população russa passava muita fome,tambem o exército russo sofria muitas perdas na guerra contra os alemães.
ResponderExcluirCom o envolvimento russo na Guerra Mundial, a Rússia sofreu muitas derrotas e o exercito estava muito enfraquecido. Era a hora da oportunidade. Lênin, carismático e oportunista, inflamou o povo russo contra o Czar e o sistema político e partiu para o Socialismo. A sociedade russa se dividiu em duas ala: os brancos ou mencheviques e os vermelhos, ou bolcheviques. Mas como era muito dificil, além de uma revolução interna, encarar uma guerra externa, fez um acordo com os alemães e saíram da I Guerra Mundial.
ResponderExcluirFlávia
Turma: K
O primeiro momento deu-se com a revolução de fevereiro, que promoveu a queda do czarismo e a instalação de um governo da burguesia, democrático e liberal; o segundo, com a revolução de outubro, marcou o momento da tomada do poder pelos bolcheviques marxistas, início da história de um novo país que se chamou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
ResponderExcluirMARIANA
TURMA:K
Em 1917, a Rússia abandonou a guerra em razão do início da Revolução. No mesmo ano, os EUA, que até então só participavam da guerra como fornecedores, ao ver os seus investimentos em perigo, entram militarmente no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente.
ResponderExcluirMARIANA
TURMA:K
A Rússia desejava dominar o Império Turco-Otamano, a fim de obter uma saída para o mar Mediterrâneo, e, também, controlar a península Balcânica. Para justificar esse expansionismo, criou o pan-eslavismo movimente político segundo o qual a Rússia tinha o "direito" de defender e proteger as pequenas nações eslavas da península Balcânica.
ResponderExcluirFERNANDA
TURMA:M
Os problemas Econômicos, políticos e sociais que se aprofundavam na sociedade russa e mais a sua desastrosa participação na Primeira Guerra Mundial, a população foi se revoltando contra a tirania e os Descasos do Imperador Nicolau-II e da elite aristocrática. Apesar de ignorar os problemas que atingiam a população russa, Nicolau-II deu importância a projetos modernizadores da sociedade estabelecendo Contatos com países capitalistas ocidentais o que fazia parte do grande projeto externo do Estado russo: a expansão. Portanto, Nicolau-II procurou facilitar a entrada de capitais estrangeiros para promover a industrialização do país, principalmente somas de capitais da França, da Alemanha - as relações econômicas e financeiras com esta se estabeleceram antes da rivalidade posterior - da Inglaterra e da Bélgica, esse processo de industrialização ocorreu posteriormente à da maioria dos países da Europa Ocidental. O desenvolvimento capitalista russo foi ativado por medidas como o início da exportação do petróleo, a implantação de estradas de ferro e da indústria siderúrgica. Os investimentos industriais foram concentrados em centros urbanos populosos, como Moscovo, São Petersburgo, Odessa e Kiev. Nessas cidades, formou-se um operariado de aproximadamente 3 milhões de pessoas, que recebiam salários miseráveis e eram submetidas a jornadas de 12 a 16 horas diárias de trabalho, não recebiam alimentação e trabalhavam em locais imundos, sujeitos a doenças. Nessa dramática situação de exploração do operariado, as ideias socialistas (Socialismo Científico ou Marxismo) encontraram um campo fértil para o seu florescimento.
ResponderExcluirNome:Viviana Camila
Turma:M
Ela se afastou porque tava tendo conflitos politicos, e o povo tava na miséria inconformado com os gastos na guerra.
ResponderExcluirOs EUA se tornaram a amaior potência pois era ele quem fornecia armamentos e suprimentos para vários países que estavam na guerra.E so entrou na guerra quando ela tava quase acabando, quase nao gastou dinheiro.
Os bolcheviques era um partido político formado por pobres, e já os mencheviques era formado por ricos.
A Revolução Russa de 1905, mais conhecida como "Domingo Sangrento" tinha sido derrotada por Nicolau II, mas serviu de lição para que os líderes revolucionários avaliassem seus erros e suas fraquezas e aprendessem a superá-los. Foi, segundo Lenin, um ensaio geral para a Revolução Russa de 1917
Daniel Petterson
Turma: M